Marca Maxmeio

Página inicial » Notícias
30 de junho de 2022

BRASILEIRÃO ESTREIA CHECAGEM DE IMPEDIMENTO EM TEMPO REAL NA TV

Neste sábado (25), o duelo entre Atlético-MG x Fortaleza, válido pela 14ª rodada do Brasileirão Assaí 2022, marcou a estreia da checagem em tempo real do uso da tecnologia pelo árbitro assistente de vídeo na transmissão da televisão, novo procedimento para dar mais transparência à atuação do VAR durante o campeonato.
 
Anunciada nesta última semana pela Comissão de Arbitragem, a novidade consiste em disponibilizar todo o processo técnico envolvido na definição das linhas de impedimento de todos os jogos para a transmissão da TV, que decide exibir ou não as imagens ao telespectador. Assim, o público acompanhará os detalhes até a decisão final do árbitro. 
 
No jogo deste sábado, o lance que definiu a vitória do time mineiro aconteceu no último minuto da partida. A transmissão do Canal Premiere mostrou a atuação do VAR ao vivo, confirmando a posição legal do atacante Vargas. 
 
O presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme, anunciou o procedimento inédito durante o evento para apresentar a nova estrutura de trabalho do quadro de árbitros nacional, realizado na última quarta-feira (22). Na ocasião, Seneme frisou a importância de dar o maior nível possível de transparência para o trabalho dos árbitros. 
"Nosso objetivo é tornar a arbitragem cada vez mais clara para todos os envolvidos com o futebol. A gente observou uma dificuldade de as pessoas entenderem como se dá o processo da linha de impedimento virtual. Com a transmissão da TV mostrando todo o processo, o público vai identificando o passo a passo até a decisão final do árbitro. Esperamos que a novidade contribua para o desenvolvimento do futebol e esclareça ainda mais sobre as regras e o VAR", reforçou Seneme. 

BLOGS

FOTOS