Marca Maxmeio

Página inicial » Notícias
25 de setembro de 2018

Detran intensifica Lei Seca durante Semana de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vem dando sequência as ações de conscientização e fiscalização dentro da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que iniciou na terça-feira (18) e segue até o início da próxima semana. Dessa vez, foi montada uma blitz específica da Operação Lei Seca nas imediações do Estádio Arena das Dunas, em Natal. As abordagens iniciaram na noite de ontem (20) e foram concluídas na madrugada desta sexta-feira (21).
 
No total foram fiscalizados 247 condutores e efetivados 223 testes de etilômetro (bafômetro). Durante as abordagens, um motorista foi preso sob acusação de crime de trânsito, já que o teste de alcoolemia realizado deu um índice dentro do que especifica a lei como crime. Outros 24 condutores foram autuados administrativamente por desrespeito à Lei Seca. Um veículo foi retido e levado ao pátio de automóveis apreendidos do Detran e cincos outras autuações por motivos diversos foram registradas.
 
As abordagens não se limitaram a fiscalização das normas estabelecidas pela Lei Seca. Os condutores fiscalizados tiveram a documentação pessoal de habilitação e a dos veículos averiguadas pelos policiais. A iniciativa busca também combater o roubo de automóveis na capital.
 
O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, informou que novas ações de fiscalização e de educação serão empreendidas pelo Órgão durante a Semana Nacional de Trânsito. Ele também comemorou a redução nos números de mortos no tráfego divulgado em relatório do Ministério da Saúde, que registrou Natal como a segunda cidade do país em redução de mortes no trânsito, alcançando uma diminuição de 45,9% no período de 2010 a 2016.
 
“É um dado importantes, pois são vidas que estão sendo preservadas. Isso se deve muito a conscientização da sociedade por meio das campanhas educativas de trânsito e da fiscalização permanente, ações essas que o Detran investe sistematicamente”, comentou Eduardo Machado.
 
Já coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Francisco Flávio dos Santos, ressaltou a importância da fiscalização. “A Operação Lei Seca no RN está cada vez mais forte, eficiente e eficaz trabalhando por um trânsito mais seguro e isso é traduzido em números que apontam para um trânsito menos violento”, disse.
 
A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

BLOGS

FOTOS